MARINA ABRAMOVIC “Manifesto d@ Artista” – Marina Abramovic

Posted by on Aug 28, 2017 in ARTES, ARTISTAS, CULTURA, TEXTOS | No Comments

 

~ Manifesto d@ Artista ~

Por Marina Abramovic

Nascida na Iugoslávia, Marina Abramovic iniciou sua carreira no início dos anos 70 e mantem-se em atividade desde então. Seu trabalho explora os limites do corpo e da mente ao tempo em que desafia a relação artista X público.

Durante 12 anos, Marina viveu um relacionamento amoroso com o artista alemão Ulay, com quem desenvolveu performances como casal, cuja vida e arte não tinham limites entre si. Quando o relacionamento dos dois acabou, eles decidiram caminhar a muralha da China ao encontro um do outro para dizer adeus, partindo de lados opostos até o encontro 4 meses  depois, quando finalizaram a relação. Marina e Ulay só se encontraram novamente quando ela apresentou o trabalho “A artista está presente”, no MOMA Nova York, quando ele visitou a performance em que a artista recebia os visitantes em silêncio durante horas.

O rigor com que Marinha Abramovic conduz sua vida e seu trabalho, se reflete neste manifesto que ela escreveu sobre como @ artista deve conduzir a sua vida.

MANIFESTO D@ ARTISTA:

708x460Marina Abramovic, “Rhythm” 1974.

1. A CONDUTA DE VIDA D@ ARTISTA:

- @ artista nunca deve mentir para si próprio ou para os outros;

- @ artista não deve roubar idéias de outros artistas;

- @ artista não deve comprometer seu próprio nome ou comprometer-se com o mercado de arte;

- @ artista não deve matar outros seres humanos;

- @ artista não deve se transformar em ídolo;

*

2. @ ARTISTA E SUA VIDA AMOROSA:

- @ artista deve evitar se apaixonar por outro artista.

*

abramovic-arrowMarina Abramovic & Ulay, “Rest Energy”, 1980. Os artistas foram parceiros amorosos e  artísticos durante 12 anos . 

 

3. @ ARTISTA E O EROTISMO:

- @ artista deve ter uma visão erótica do mundo;

- @ artista deve ter erotismo.

*

4. @ ARTISTA E O SOFRIMENTO:

- @ artista deve sofrer;

- @ sofrimento cria as melhores obras;

- @ sofrimento traz transformação;

- @ sofrimento leva o artista a transcender seu espírito.

*

  marina-abramovic-rhythm-0-1974Marina Abramovic “Rhitym”, 1974.

 

5. @ ARTISTA E A DEPRESSÃO:

- @ artista nunca deve ficar deprimido;

- A depressão é uma doença e deve ser curada;

- A depressão não é produtiva para o artista.

*

 6. @ ARTISTA E O SUICÍDIO:

- O suicídio é um crime contra a vida;

- @ artista não deve cometer suicídio.

*

45aeb4658bf34ec0eda51b16d411d894--be-beautiful-art-google       Marina Abramovic “Art must be Beautiful”, 1975

7. @ ARTISTA E A INSPIRAÇÃO:

- @ artista deve procurar a inspiração no seu âmago;

- Quanto mais se aprofunda em seu âmago, mais universal se torna;

- @ artista é um universo.

*

8. @ ARTISTA E O AUTOCONTROLE:

- @ artista não deve ter autocontrole em sua vida;

- @ artista deve ter controle total com relação à sua obra.

 O_MarCalpena_MarinaYYo_6Marina Abramovic “Retrato com Escorpião”, 2005

9. @ ARTISTA E A TRANSPARÊNCIA:

- @ artista deve doar e receber ao mesmo tempo;

- transparência significa receptividade;

- transparência significa doar;

- transparência significa receber.

*

10. @ ARTISTA E SEUS SÍMBOLOS:

- @ artista cria seus próprios símbolos;

- os símbolos são a língua d@ artista;

- e a língua tem que ser traduzida;

- às vezes, é difícil encontrar a chave.

*

Marina-Abramovic-Carrying-the-Skeleton-2008                              Marina Abramovic “Carregando o Esqueleto”, 2008

11. @ ARTISTA E O SILÊNCIO:

- @ artista deve compreender o silêncio;

- @ artista deve criar um espaço para que o silêncio adentre sua obra;

- @ silêncio é como uma ilha no meio de um oceano turbulento.

*

12. O ARTISTA E A SOLIDÃO:

- @ artista deve reservar para si longos períodos de solidão;

- a solidão é extremamente importante;

- longe de casa, longe do ateliê, longe da família, longe dos amigos;

- @ artista deve passar longos períodos de tempo perto de cachoeiras;

- @ artista deve passar longos períodos de tempo perto de vulcões em erupção;

- @ artista deve passar longos períodos de tempo olhando as corredeiras dos rios;

- @ artista deve passar longos períodos de tempo contemplando a linha do horizonte onde o oceano e o céu se encontram;

- @ artista deve passar longos períodos de tempo admirando as estrelas no céu da noite.

 *

abramovic-breathing-in-breathing-outMarina Abramovic & Ulay “Breathing in Breathing Out”, 1977.

13. A CONDUTA D@ ARTISTA COM RELAÇÃO AO TRABALHO:

- @ artista deve evitar ir para seu ateliê todos os dias;

- @ artista não deve considerar seu horário de trabalho como o de funcionário de um banco;

- @ artista deve explorar a vida e trabalhar apenas quando uma idéia se revela no sonho, ou durante o dia, como uma visão que irrompe como uma surpresa;

- @ artista não deve se repetir;

- @ artista não deve produzir em demasia;

- @ artista deve evitar poluir sua própria arte.

*

14. AS POSSES DO ARTISTA:

- @s monges budistas entendem que o ideal na vida é possuir nove objetos: 1 roupão para o verão – 1 roupão para o inverno – 1 par de sapatos – 1 pequena tigela para pedir alimentos – 1 tela de proteção contra insetos – 1 livro de orações – 1 guarda-chuva – 1 colchonete para dormir – 1 par de óculos se necessário;

- @ artista deve tomar sua própria decisão sobre os objetos pessoais que deve ter;

- @ artista deve, cada vez mais, ter menos.

*

Screen Shot 2017-08-27 at 20.45.29

Marina Abramovic alimentando um bebê tigre. Anos 90 (Foto @ Xevi Muntane.

15. @S AMIG@S D@ ARTISTA:

- @ artista deve ter amigos que elevem seu estado de espírito.

*

16. @S INIMIG@S D@ ARTISTA:

- @s inimig@s são muito importantes;

- O Dalai Lama afirma que é fácil ter compaixão pel@s amig@s, porém, muito mais difícil é ter compaixão pel@s inimig@s;

- @ artista deve aprender a perdoar.

*1e0864fd85b92e000588d54020da2d64

                    Marina Abramovic & Ulay, “Relation in Space”, 1974.

17. A MORTE E SEUS DIFERENTES CONTEXTOS:

- @ artista deve ter consciência de sua mortalidade;

- Para @ artista, como viver é tão importante quanto como morrer;

- @ artista deve encontrar nos símbolos da sua obra os sinais dos diferentes contextos da morte;

- @ artista deve morrer conscientemente e sem medo.

*

18. O FUNERAL E SEUS DIFERENTES CONTEXTOS:

- @ artista deve deixar instruções para seu próprio funeral, para que tudo seja feito segundo sua vontade;

- O funeral é a última obra de arte d@ artista antes de sua partida.

*100308_r19362_p646-980-1200-11172154Marina Abramovic. Retrato com uma cobra, 2005.

*

* Todas as fotografias encontram-se sob o copyright do Instituto Marina Abramovic. Apenas algumas referem ao autor da imagem