CO_MOVER – Mostra Multimídia 12 anos da Oi Kabum! Salvador – MAB

Posted by on Jul 24, 2015 in CULTURA, EDUCAÇÃO, EVENTOS, EXPOSIÇÕES, MUSEUS | No Comments

Oi Kabum! Divulgação

A “Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia” faz 12 anos e comemora a data com a mostra CO-MOVER, que terá início no dia 31 de julho de 2015, às 19h no Museu de Arte da Bahia – MAB, em Salvador. A exposição ficará aberta à visitação até 6 de setembro de 2015 e reúne trabalhos de Computação Gráfica, Fotografia, Design Gráfico e Vídeo, produzido pelos jovens das turmas que passaram pela escola nos últimos anos, nas quatro sedes da instituição: Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Os visitantes irão conhecer parte da trajetória percorrida pelo programa desde sua fundação até os dias de hoje, através de uma ‘linha do tempo’. Dentre as obras expostas, destaca-se o curta “Cidade de Plástico”, que retrata pelos olhos de uma menina de oito anos, a comunidade do mesmo nome localizada no subúrbio de Salvador. São mais de dez obras audiovisuais, entre documentários e vídeos ficcionais.

Na sala de fotografia, três séries fotográficas serão expostas, entre elas “Quebra-Cabeça”, fruto de uma pesquisa sobre o racismo. Na linguagem de computação gráfica, serão mostradas obras como “Pelourinho Preto e Branco”, uma animação que retrata o design popular e suas releituras poéticas, através do percurso de um carrinho de café pelo Pelourinho.

Oi Kabum! divulgação

Na sala multimídia, o destaque vai para obras como o “Objeto Comum”, uma instalação interativa com projeção de imagens em guarda-chuvas, resultado da atividade do Coletivo Cutucar, a partir das Oficinas de Audiovisual na Comunidade Terra Para Todos. Já na linguagem de Design Gráfico, os expectadores poderão contemplar a Coletânea Educativa Festas Populares de Salvador, que resgata a importância destas manifestações e propõe novas leituras sobre elas, a partir da visão das novas gerações.

A exposição foi construída em etapas, cujo objetivo foi capacitar os jovens para desenvolverem todas processos da exposição. A primeira etapa, ministrada pela artista plástica Andrea May, teve o objetivo de formar o grupo de curadoria da mostra e se deu através de uma oficina de formação. Nessa oficina, os jovens da Oi Kabum! aprenderam sobre o processo de curadoria e expografia, realizando um projeto curatorial, no final da atividade. Na oportunidade, o grupo aprendeu também fundamentos sobre iluminação cênica e cenotecnia.

Serviço
CO-MOVER
Evento: Abertura da Mostra – 31 de julho, às 19h
Local: Museu de Arte da Bahia- MAB
Endereço: Av. Sete de Setembro 2340- Corredor da Vitória
Visitação: de 1º de agosto a 6 de setembro de 2015
Horário de Visitação: de terça a sexta-feira das 13:00 as 19:00h, sábado, domingo e feriados das 14:00 as 19:00h
Produtos nas Linguagens: Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia, Vídeo e Multimídia.