HELDER REIS “Anónimos” Galeria LX Factory Lisboa

Anónimos © Helder Reis

Helder Reis é baiano e vive há 25 anos em Lisboa, Portugal. No ano passado apresentou, em Lisboa, a exposição “Anónimos” (Anônimos, em Português do Brasil), com curadoria de Regina Costa. É dela o texto a seguir:

Anónimos © Helder Reis

“ANÓNIMOS”

A exposição Anónimos reúne cerca de 40 fotografias a preto e branco e a cor do fotógrafo Helder Reis. É um recorte instigador, entre os muitos possíveis, do conjunto da sua obra mais recente.Fascinado por Lisboa, território dos seus afetos e realizações nos últimos 20 anos, Helder Reis sugere, com composições singulares e sem concessões, um modo de ver a cidade através dos seus habitantes e respectivas ficções, percebidas, alteradas ou modeladas por diferentes atmosferas e rigorosas geometrias. Evitando o lugar comum ou a descrição fácil, o fotógrafo regista a distância da proximidade do outro como expressão da vida urbana, favorecendo assim uma leitura compreensiva da condição humana.

Anónimos © Helder Reis

A experiência fugaz da cidade e do anonimato é fixada expressivamente nas fotografias de Helder Reis através do enquadramento de estados alterados de nitidez e de apagamento. Silhuetas e pessoas sem traços de identidade surgem como corpos densos, enfatizados pela intensidade dos jogos de luz e sombra e perspectivas intuídas ou planeadas que potenciam a ideia de uma continuidade para além das bordas das imagens. O fotógrafo deixa entrever, assim, movimentos sucessivos de pertença e não pertença, de presença e de ausência, de indiferença e empatia, de passado e futuro, que insinuam amnésias e as diferentes memórias que dão sentido e humanizam a paisagem urbana.

Anónimos © Helder Reis

Os Anónimos circulam, aparecem, aproximam-se, afastam-se, desaparecem, alheios ao observador que permanece dividido entre sensações de estranheza e de reconhecimento. E é neste interagir em suspensão que reside a força visual da obra de Helder Reis, onde a cidade e a vida emanam inexoravelmente.

Anónimos © Helder Reis

______________________________________

Helder Reis (Bahia, 1960) é fotógrafo e jornalista. Licenciado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou como jornalista na TV Itapoan, TV Bahia e Jornal A Tarde, Bahia, Brasil. Foi diretor da ADN, produtora de filmes de publicidade, Lisboa, Portugal.

http://www.instagram.com/heldersreis