VINICIUS XAVIER “Padim” NUDOC Cachoeira

Posted by on Oct 22, 2013 in ARTISTAS, CULTURA, FOTOGRAFIA, RELIGIÕES | No Comments

 

PADIM

“Para a Igreja Católica, Padre Cícero era um insubmisso, para os coronéis, um aliado, para os politicos, uma ameaça, mas para o povo do Cariri, ele era um padrinho, ou melhor, Padim.”

Fruto de uma pesquisa de 3 anos consecutivos, iniciada em 2010, a exposição PADIM, com 16 fotografias, é a síntese de mais de 129 giga bites e alguns rolos de filmes de imagens coletadas na Romaria de Padre Cícero, que acontece há mais de 100 anos, no final do mês de outubro, em Juazeiro do Norte – CE. As fotografias falam da prática da fé entre o povo nordestino, tendo na figura do Padre Cícero um símbolo maior do catolicismo popular na região do Cariri, no Ceará. Figura contraditória, o Padre Cícero, mesmo excomungado pela Igreja Católica, arrasta, todos os anos, multidões de romeiros para Juazeiro do Norte.

Com o objetivo de enriquecer a narrativa apresentada na série de fotografias, o fotógafo montou um ambiente cenográfico no espaço da exposição, com uma escultura de cedro de 1,20m de altura do Padre Cícero, trazida do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, de Juazeiro do Norte – CE. A mostra tambem conta com uma instalação com velas e com um áudio editado a partir dos cânticos e “benditos” captados por Vinícius entre os próprios romeiros, durante a sua pesquisa. A combinação de tais recursos às fotografias tem a intenção de criar uma aproximação ainda maior do expectador com a atmosfera da romaria cearense.

_______________________________________

SERVIÇO:

A mostra começa sua jornada dia 15 de outubro na cidade de Cachoeira e fica até dia 15 de novembro, depois passará uma temporada de um mês no MAC – Museu de Arte Contemporânea (12 de dezembro de 2013 a 12 de Janeiro de 2014) de Feira de Santana e depois segue para a Galeria ALMA, em Salvador (Período a definir, ano 2014).

Exposição Padim – Fotografias de Vinicius Xavier

NUDOC – Rua Ana Nery, nº 09, Centro. Cachoeira – BA.

                Abertura dia 15 de outubro de 2013. Das 19 às 22h.

               Visitação: 16 de outubro a 15 de novembro de 2013.

               Seg a dom, das 9 às 12h e 14 às 17h.

Visitação gratuita

Contato: Vinicius Xavier (71 9182.7585)

Mais informações:

http://www.viniciusxavier.com.br/”
http://www.flickr.com/viniciusxavier”

Leave a Reply