Street Style by STELA ALVES

Posted by on Sep 3, 2012 in ARTISTAS, CULTURA, FASHION, FOTOGRAFIA, HOME | No Comments

“Meu blog é um blog de moda de rua!!!”

Margô Dalla-Schutte (People from Brazil http://www.peoplefrombrazil.com/wordpress/)

 

A moda é democrática e sem barreiras, diz Stela Alves, fotógrafa, blogueira e moradora de Dusseldorf na Alemanha. A fotógrafa baiana tem um blog sobre moda de rua que já é referência no mundo fashion. Acompanho o trabalho desta fotógrafa há muito tempo e hoje a entrevistei pelo skype (eu na Holanda e Stela na Alemanha) e ela me contou como tudo começou:

“Eu já fazia freelance para a revista alemã Life & Style.  A revista tem duas páginas dedicadas a moda de rua em diferentes lugares do mundo. Eu já vinha fotografando as pessoas há 3 anos, em diferentes locais de cada cidade e então eu decidi criar o blog. Foi uma coisa meio intuitiva porque eu não vejo tudo na internet; então parti para selecionar uma plataforma que pudesse usar. Sou muito seletiva e pesquisei muito antes de decidir por este formato atual do meu blog. Mas foi uma escolha certa, porque o resultado tem me deixado feliz. O número de acessos cresce todo dia e inúmeros sites e blogs já citaram os meus editoriais de moda de rua. Isso me deixa muito realizada porque vejo e sinto o resultado do meu trabalho”.

O processo de escolha das pessoas a serem fotografadas, simplesmente acontece! Não existe um planejamento -, tipo assim: hoje ela sai para fotografar só sapatos ou bolsas, ou somente homens. O “acaso” conspira! A fotógrafa se encontra na mesma hora e lugar que uma pessoa de estilo e então, o encontro acontece! a pessoa passa a ser, neste momento, uma modelo, um referencial do que se usa nas ruas.

“Meu blog é um blog de moda de rua e não quero que ele perca esta característica, diz Stela. Viajo para vários países super aberta aos acontecimentos e acasos e fotografo o que as pessoas usam nas ruas”.

As cidades mais fashions

“Prá mim, as cidades onde as pessoas são mais interessantes sob o ponto de vista do que estão usando ou o que estão combinando, são Amsterdam, Londres e Copenhague. Na Dinamarca as pessoas são lindas e simpáticas e com muito estilo. Combinam e descombinam e o resultado é fantástico. Tenho também muita sorte de morar em uma cidade (Dusseldorf) muito importante para o mundo da moda onde acontece todo ano,  uma das feiras mais concorridas do setor”.

A moda nos remete ao mundo esplendoroso e único das celebridades. Vestidos deslumbrantes, costureiros famosos, tecidos e aviamentos de ultima geração, povoam sonhos e misturam-se à realidade; mas existe atualmente uma moda de muito bom gosto e também desenhada por estilistas famosos que tem feito a cabeça das pessoas com menor poder aquisitivo, que são encontradas em lojas de departamentos. Modelos e padronagens charmosas com menor custo e acessíveis a qualquer pessoa. O estilo é pessoal -, é só usar a imaginação e fazer as combinações que agradar. Os blogs ajudam nas escolhas e mostram um mundo até pouco tempo atrás inacessível.

“O que eu quero é que meu blog continue a ser referência de moda de rua. É um trabalho árduo e eu faço tudo sozinha. Escolho as pessoas, fotografo, elas preenchem um questionário dando autorização para a publicação de suas fotos e quando isso não acontece, procuro fazer as fotos com as pessoas de costas ou então só os detalhes do que elas estão usando. Quando volto para o meu escritório, tenho um material enorme e aí vem a edição. Não uso photoshop, tento deixar as fotos do jeito que estão, mas de vez em quando uso um programa de edição só para melhorar algum ponto; ou seja, dar um corte, escurecer ou clarear. Após feita esta edição parto para os detalhes e divido o editorial em temas como sapatos, bolsas, acessórios, cadeiras entre outros. Aos fins de semana, posto fotos de homens e recebo comentários interessantes sobre o que eles estão usando. É tudo muito gratificante porque sinto que estou no caminho certo. Moro há 11 anos na Europa e estes anos por aqui me deram a oportunidade de sedimentar meu trabalho, seja retratando moda, pessoas, arquitetura ou janelas”.

A moda é uma espécie de retrato da sociedade e mostra os hábitos e costumes das pessoas em um contexto maior. Encontramos as tendências em diversos nichos, como os skatistas, um pop star, as celebridades ou num look de um punk. Estão todos lá! nas ruas, nas passarelas que são as praças, esquinas, cafés ou atravessando avenidas. Essa é a moda de rua de Stela Alves. Através dos editoriais da fotógrafa podemos ter um diagnóstico da sociedade contemporânea, com seus usos e costumes.

www.streetstylebystela.blogspot.com

www.stelaalves.com

 

Leave a Reply